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Arquitetos: Multiple Architecture & Urbanism
- Área: 1035 m²
- Ano: 2025
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Fotografias:Bruno Dias Ventura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Escola Chazal, em Schaerbeek, Bélgica, nasce de uma dupla ambição: transformar um edifício escolar dos anos 1970 em um modelo de eficiência energética e reinventar seu playground como uma paisagem verde, lúdica e educativa.

A escola, originalmente uma estrutura compacta e sem isolamento, jamais havia passado por reformas. Com o passar dos anos, sua fachada envelhecida e os sistemas técnicos obsoletos deixaram de atender aos padrões contemporâneos de conforto e sustentabilidade. O projeto, portanto, teve início com uma intervenção radical, porém sensível: envolver o volume existente em uma nova “pele” energética composta por painéis isolantes pré-fabricados.

A estratégia preservou a estrutura original e, ao mesmo tempo, deu ao edifício uma nova vida. Do lado da rua, a nova fachada foi parcialmente fechada para otimizar o isolamento, mas ainda permite a entrada de luz natural nos corredores. Voltada para o pátio, ela se abre generosamente, criando salas de aula e escritórios claros e iluminados. No interior, os sistemas antigos foram substituídos por soluções eficientes e sustentáveis: iluminação LED, sistema de ventilação com recuperação de calor, aquecimento de baixo carbono e melhorias acústicas.


Ao mesmo tempo, o pátio da escola foi repensado como uma parte fundamental do projeto. Antes uma superfície selada e monótona, agora é permeável, verde e diversa em usos. A água da chuva é gerida através de canais abertos e jardins de chuva, tornando a água visível e tangível para as crianças. A biodiversidade é incentivada pelo plantio de espécies nativas e pela criação de habitats. O playground é projetado como um espaço tanto de recreação quanto de sala de aula ao ar livre, onde os alunos podem aprender com o contato direto com a natureza, observando plantas, solos e o ciclo da água.

O ato de brincar assume múltiplas formas: áreas estruturadas, como campos esportivos, convivem com espaços informais criados por pedras, troncos e jardins sombreados. Em conjunto, esses elementos oferecem uma ampla variedade de experiências, estimulando a atividade física, a imaginação e a convivência social.

A renovação da Escola Chazal demonstra como duas camadas de transformação — energia e paisagem — podem se fortalecer mutuamente. Ao limitar a demolição, reutilizar a estrutura existente e adotar elementos pré-fabricados, o projeto incorpora uma abordagem verdadeiramente circular. A transformação do pátio em um espaço ecológico e pedagógico vivo enriquece o cotidiano de alunos e professores. Mais do que uma simples renovação, o projeto propõe um modelo: uma escola simultaneamente eficiente em energia e profundamente integrada ao seu ambiente.













